Sequelas neurológicas e avaliação funcional pós – COVID

Palestras: Msc Solange Canavarro e Dra. Carina Facio

Ontem, dia 03 de maio de 2021, iniciamos uma intensa semana de estudos relacionados a reabilitação dos pacientes pós-COVID. O assuntos abordados foram sobre as sequelas neurológicas pós-COVID  e a avaliação funcional pós- COVID. Além de suas próprias experiências clínicas, as palestrantes puderam demonstrar as publicações científicas mais recentes a respeito destes temas e as perspectivas em curto prazo. A novidade? É que já podemos tratar nossos pacientes com algumas condutas que demonstram ter resultados promissores.  Quer saber mais? Acompanhem nossos comentários ao longo dessa semana!

Como prescrever exercícios de força e resistência pós-COVID19

Palestra · Marcela Maria Carvalho da Silva, Msc. (pós-doutoranda)

São Paulo, 04 de maio de 2021.

Hoje tivemos uma grata surpresa! Uma palestra muito bem elucidativa a respeito das novas diretrizes na prescrição de exercícios nos pacientes com sintomas pós-COVID. Sabemos que os tratamentos de reabilitação estão, na maioria das vezes, restritos aos grandes centros médicos ou às grandes universidades, mas agora haverá a necessidade da pulverização de unidades de atendimento, com profissionais qualificados e com estrutura adequada para acolher estes pacientes. Seguimos em frente fazendo a nossa parte!  Quer saber mais? Acompanhem nossos comentários ao longo dessa semana!

Como retornar ao esporte após o Covid-19

Palestra · Dr. Fábio Sprada de Menezes

Retorno as AVDs através de exercícios funcionais no Pós-Covid-19

Palestra Sessão Internacional · Dr. Walter Sepúlveda-Loyola

São Paulo, 05 de maio de 2021

O Congresso caminha e muita coisa interessante está sendo estudada e aplicada. Tivemos oportunidade de ouvir dois brilhantes profissionais que trataram de públicos bastante distintos. Primeiramente foram os atletas de alto rendimento e o que o COVID impactou em suas carreiras e os protocolos que estão sendo aplicados no Brasil e no mundo para permitir o retorno às suas modalidades esportivas.

Num segundo momento, tivemos a oportunidade de refletirmos a necessidade de redirecionamentos nos processos de reabilitação, com incremento de treinamento funcional prescrito e orientado para melhora funcional do público em geral e principalmente do público idoso que passou mais tempo em quarentena e o impacto da síndrome pós- COVID.

Exercícios de Coordenação e Cognição pós-covid-19

Palestra · Dr. Igor Conterato

São Paulo, 06 de maio de 2021

Acabou agora a aula de exercícios de cognição e coordenação que estão sendo propostos para o tratamento de pacientes que tem sintomas persistentes de COVID. A palestra foi direcionada aos profissionais de educação física e a relevância da atuação destes na colaboração da recuperação dos pacientes. Com certeza, uma grande oportunidade para colaborar na promoção da saúde de todos que necessitam de recuperação física e cognitiva!

Dra. Daniela de C. Vergilio

Sobre o autor