Os pulmões são os órgãos mais comumente afetados naqueles que sofrem das complicações da COVID-19. Num processo inflamatório e infeccioso severo além das

Equipamento para treino de força da musculatura respiratória, marca Philips®.

substâncias liberadas pelas células, o gasto de energia ao qual o corpo é submetido após a infecção é radicalmente elevado. Isso significa que gastamos mais “combustível” para manter as funções do corpo e para combater o agente invasor. Segundo um estudo publicado em janeiro de 2021 pela conceituada revista Nature, a fadiga é o sintoma mais comum relatado por aqueles que se recuperaram da doença, estando presente em próximo de 60% dos casos.

 

O restabelecimento da capacidade respiratória faz com que haja a necessidade de um planejamento de reabilitação por profissionais especializados e o fisioterapeuta está entre os que mais podem colaborar. Seja no ambiente ambulatorial ou em homecare, este profissional será capaz de avaliar o grau de comprometimento dos pulmões, podendo incluir exame clínico, medidas de força dos músculos envolvidos no processo da respiração, medidas de pressão inspiratória e expiratória, ausculta pulmonar, medidas de saturação de oxigênio além da eventual necessidade de complementar com exames de imagem e testes ergoespirométricos ou com provas de função pulmonar.  

Preferencialmente, numa fase inicial, essas pessoas precisam de um maior auxílio e acompanhamento através de sessões individuais. Mas com o tempo, e de acordo com a evolução, essas sessões ficarão mais dinâmicas podendo realizar até sessões em pequenos grupos, conforme indicação e ou preferência. 

Nesse caso, o fisioterapeuta respiratório é o profissional ideal para identificar junto ao médico um tratamento adequado para sua plena recuperação, podendo incluir, incentivadores respiratórios, equipamentos para fortalecimento dos pulmões, suporte ventilatório não invasivo (CPAPs, BIPAPs) ou ainda a necessidade do uso de oxigênio através de nebulização ou catéter nasal.  

Dra. Daniela de C. Vergilio

Sobre o autor

Leave A Comment